Um estudo feito por neurocientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, descobriu que o cérebro adulto poderá ter milhões de 'sinapses silenciosas'. Pensava-se que este tipo de conexões entre neurónios apenas existiam numa fase mais jovem para ajudar o cérebro a guardar informações no início da vida.
No entanto, este novo estudo revela que podem continuar a existir numa fase adulta. A investigação foi feita em ratos e concluiu que 30% das sinapses no córtex cerebral são silenciosas.
Leia Também: Será este o 'segredo' para aumentar as capacidades do cérebro?
Esta existência pode ajudar a explicar a capacidade do cérebro continuar a criar memórias e a fazer com que sejam aprendidas coisas novas, sem ter de alterar as sinapses já existentes.
"Permitem que o cérebro crie novas memórias sem sobrescrever as memórias importantes armazenadas em sinapses maduras, que são mais difíceis de mudar", explica Dimitra Vardalaki, a principal autora do estudo.
A investigação tenta agora perceber se existem evidências destas sinapses no cérebro humano. Querem ainda perceber se existe uma relação entre o número de sinapses e doenças neurodegenerativas.
Leia Também: Atenção, dietas ricas em gordura levam à inflamação precoce do cérebro