Ano novo pode ser sinónimo de mudança. Há quem queira mudar hábitos do dia-a-dia, quem queira mudar de emprego e há inclusive quem ambicione mudar de casa, mas para estes últimos, o desafio complica-se. Mudar de casa implica um processo de mudanças tradicionalmente demorado e stressante, mas não tem que ser assim.
A pensar em todos os querem aproveitar o novo ano para mudar de casa, a Spotahome sugere cinco dicas que ajudam a tornar as mudanças de casa num processo mais descomplicado, eficaz e, sobretudo, feliz:
Leia Também: Manchas teimosas? Aprenda a limpar o espelho do WC como um profissional
1- Fazer um cronograma de mudanças
"O primeiro passo para mudanças bem-sucedidas assenta em trabalhar num cronograma. Organizar cada etapa do processo no tempo ajuda a definir objetivos e a ter uma visão mais clara do que há para fazer, pelo que uma agenda, um quadro de 'post-its' ou até o bloco de notas do telemóvel podem ser bons aliados."
2- Destralhar
"Mudar de casa é uma ótima oportunidade para fazer uma limpeza aos armários e selecionar o que faz sentido manter na casa nova. Antes de começar o processo de empacotar, o processo de destralhar é essencial para garantir que não se perde tempo com acessórios ou roupas que já não interessam. O que já não for para a nova casa, pode ser doado ou oferecido a alguém conhecido que precise."
3- Identificar caixas
"Na hora de empacotar, a identificação das caixas será essencial. Em primeiro lugar, há que escolher um critério para organizar os acessórios consoante a divisão, a utilidade, peso ou ainda a pensar se serão prioridade ou não. Feitas as divisões, há que fazer uma lista de todos os produtos de cada categoria para que constitua uma check-list após a mudança. Chegados à casa nova, resta organizar as caixas por divisões."
Leia Também: Humidade no guarda-roupa? Tem mesmo de testar esta inesperada dica
4- Preparar um kit de sobrevivência
"O cenário de viver entre caixas e caixote é real para quem está em mudanças. A pensar nisso, uma das principais dicas é preparar um kit de sobrevivência, composto por uma muda de roupa, pijama, toalhas lavadas, medicamentos, produtos de higiene e alguns snacks."
5- Organizar e limpar
"O último passo no processo de mudanças é, efetivamente, o de desfrutar da nova casa, mas, antes disso, há que a organizar e limpar. Em família ou com a ajuda de empresas especializadas, limpar é essencial, mesmo numa casa nova, para garantir que o primeiro dia do resto das vidas de quem se muda acontece num ambiente acolhedor e harmonioso."
Leia Também: Desumidificadores naturais. Quatro plantas que reduzem a humidade