Doentes imunocomprometidos têm maior risco de morte se forem hospitalizados com Covid-19. A conclusão é de um estudo que juntou investigadores das University of Liverpool, University of Edinburgh, Imperial College London e da University of Birmingham, todas no Reino Unido.
Estudos anteriores já tinham abordado esta questão, mas com resultados algo inconclusivos. Uns diziam que a mortalidade era mais elevada, outros que não havia qualquer diferença.
Leia Também: Medicamento contra Covid-19 pode criar mutações do vírus
A recente investigação do Reino Unido teve em conta os dados de mais de 150 mil pacientes. Os resultados mostram que os doentes imunocomprometidos têm um risco 44% maior de morrer quando estão hospitalizados devido ao vírus, quando comparados com doentes normais.
O estudo revela que, ao longo dos meses, o risco de morte tem vindo a diminuir para a maioria dos pacientes, ao contrário dos imunocomprometidos.
"A Covid ainda representa um risco substancial para este grupo de pacientes, em comparação com pacientes com sistema imunológico normal", explica Lance Turtle, um dos responsáveis pelo estudo.
Leia Também: Covid-19. Risco de desenvolver doenças autoimunes aumenta após infeção