Novas tendências de beleza e bem-estar surgem (quase) todos os dias no TikTok. Ultimamente, muitos utilizadores começaram a aplicar limão, nas axilas, com o objetivo de as conseguir clarear. Para entender se isto é, ou não, eficaz a revista Self consultou um dermatologista.
Cada um tem a sua interpretação da técnica. Alguns cortam os limões ao meio, esfregam diretamente nas axilas e deixam que o sumo seja absorvido pela pele.
Já outros misturam o sumo da fruta com bicarbonato de sódio ou utilizam uma lima, em vez de um limão, com o mesmo objetivo, explica a revista.
Leia Também: Água de Monchique em spray? Sim, existe e faz bem à pele
Segundo Geeta Yadav, dermatologista, o truque pode resultar, clarear as axilas e até iluminá-las, "graças ao ácido cítrico, um alfa-hidroxiácido natural encontrado nos limões". Além disso, a sua acidez também ajuda a acabar com odores corporais desagradáveis, explica. "Os limões podem diminuir temporariamente o odor nas axilas, e o ácido cítrico pode matar bactérias causadoras de odor", acrescenta.
Antes de experimentar o truque é importante ter em conta algumas coisas. A fruta é muito ácida e "usar limão puro na pele - especialmente numa área que muitos tendem a depilar - provavelmente causará sensibilidade e irritação", disse. Alguns tons de pele reagem a irritação com inflamação o que leva a hiperpigmentação, ou seja, o efeito oposto ao desejado.
Existe também "um risco único relacionado com o contacto do sumo cítrico com a pele e ao sol, conhecido como fitofotodermatite". É que, alguns compostos do sumo tornam a pele mais sensível, mas também "reativa aos danos causados pelo sol, deixando bolhas e erupções cutâneas". Se experimentar tenha tudo isto em conta.
Como alternativa, e com menos efeitos secundários, a especialista recomenda que "use fórmulas projetadas especificamente para uso na pele, [como] 'peelings' químicos, 'micro-needling' profissional ou terapia a laser também podem ajudar".
Leia Também: Cinco erros que muitos cometem ao lavar a cara. É o seu caso?