Investigadores, no Reino Unido, desenvolveram um exame de sangue capaz de detetar cancro da próstata, conseguindo resultados muito positivos. Recentemente, um novo estudo, confirmou a eficácia e demonstrou que o teste, batizado com o nome 'Prostate Screening EpiSwitch' (PSE), tem 94% de precisão - valor que supera o que está associado ao exame utilizado atualmente.
Trata-se de uma novidade desenvolvida pelos cientistas da Oxford BioDynamics, em colaboração com o Imperial College e a Universidade de East Anglia, instituições britânica.
Leia Também: "Falta de consciência". Cancro oral faz soar alarmes: O que deve saber
O estudo piloto, cujos resultados foram publicados na revista científica Cancer, envolveu 147 indivíduos graças aos quais foi possível descobrir que o teste conseguia detetar a doença com uma precisão de 94%.
"Este novo teste é preciso, rápido, minimamente invasivo e barato. Se for bem-sucedido em estudos maiores, pode melhorar significativamente o diagnóstico de cancro de próstata", explicam os investigadores, citados no jornal Evening Standard.
Algo que representa uma nova esperança já que, atualmente, não existe um teste único para o cancro da próstata. Os métodos mais utilizados são exames de sangue, que não são muito fiáveis, mas também exames físicos, ressonâncias magnéticas e biópsias.
Leia Também: Sensação na barriga pode ser sintoma de cancro pouco falado