A caixa de areia está lá no canto devido, mas o seu gato insiste em urinar fora dela. Antes de o levar ao veterinário e pensar que é algo grave, podem existir algumas razões que o explicam.
O blogue Lifehacker reuniu alguns dos motivos que podem explicar esta atitude do seu animal. Veja se alguma destas é a razão para tal comportamento.
Não se habituaram à área
Quer seja o cheiro ou a sensação que cria nas patas, os gatos podem não estar a gostar. Muitas vezes acontece quando muda de marca, por exemplo. Os animais começam-se a habituar-se a uma versão e pode ser complicado adaptarem-se a uma nova. Segundo o site Preventive Vet, os animais preferem texturas mais finas, arenosas e sem cheiros.
Leia Também: Decore a casa à vontade. Estas plantas são seguras para gatos
Têm dificuldade em entrar na caixa
Pode acontecer a animais mais velhos, por exemplo. Por vezes, torna-se complicado passarem certas barreiras. O ideal é comprar uma caixa adaptada, mais baixa, que permita o acesso mais fácil.
Precisam de mais privacidade
Pode ser complicado encontrar o lugar perfeito para uma caixa. Os gatos precisam de alguma privacidade para fazer as suas necessidades. Colocar a caixa num local muito movimento pode não ser uma boa ideia. Separe também a caixa de areia do local onde lhes coloca as taças com a comida.
A caixa é muito pequena
Existe uma caixa perfeita para cada gato. Se sentir que não tem espaço suficiente para se mexer, o gato irá procurar outro espaço para fazer as necessidades.
Leia Também: Mas, afinal, quando é que é o Dia Internacional do Gato?