Fortalecer a memória e a saúde cerebral é possível em apenas 10 minutos por dia. A conclusão é de um estudo publicado no Journal of Epidemiology & Community Health. A investigação contou com quase 4.500 pessoas do Reino Unido, que foram monitorizadas durante 24 horas ao longo de uma semana.
A investigação mostrou que fazer exercício moderado a intenso ao longo de 10 minutos por dia tem impacto na memória a curto prazo e na capacidade de raciocínio. As pessoas que faziam algum tipo de atividade acabaram por apresentar melhores resultados cognitivos.
Leia Também: Os quatros alimentos que deve ter sempre em casa. São bons para o cérebro
A comparação foi feita com os participantes que passavam a maior parte do tempo sentadas, a dormir e a fazer atividades leves. Por exercícios mais intensos, o estudo aponta a corrida, natação ou bicicleta. Como moderados identifica as caminhadas.
"Devem ser feitos esforços para preservar o tempo de atividade física moderada e intensa ou reforçá-lo em vez de outro tipo de comportamentos", revelam os autores do estudo.
"Mesmo mudanças mínimas no dia a dia podem ter consequências para a saúde cognitiva", conta John Mitchell, um dos responsáveis pela investigação.
Leia Também: Aprenda uma nova língua. O seu cérebro vai agradecer