A esteatose hepática, uma doença conhecido como fígado gordo, pode manifestar-se na boca? Sim, as deficiências nutricionais associadas a esta patologia provocam complicações na pele.
Uma erupção cutânea em torno da boca, por exemplo, pode indicar que esta doença hepática está a comprometer as concentrações de zinco no sangue, uma ideia reforçada num estudo publicado na revista Metabolism Open em 2021, que sugere uma série de potenciais causas para a prevalência de deficiência de zinco em doentes com fígado gordo. O relatório afirmava: "Os doentes com doença hepática não alcoólica demonstraram uma redução significativa de concentrações de zinco".
Leia Também: Cancro. Sinal de alerta no andar pode surgir anos antes do diagnóstico
Os investigadores descobriram que níveis mais baixos de zinco estavam associados a fases mais avançadas de fibrose hepática em indivíduos com doença hepática não alcoólica diagnosticada.
Recorde-se que o fígado gordo trata-se de um problema de saúde grave que, habitualmente, se manifesta quando já é tarde demais e que pode progredir para cirrose e cancro, levando mesmo à necessidade de transplante na idade adulta. Um fígado 'infeliz' também pode provocar outros sintomas no rosto, como inchaço, prurido e rosácea.
Leia Também: Cuidado, não facilite. Há perigos inesperados no papel higiénico