Seja um treino mais intenso, ou ligeiro, é importante que tenha alguma coisa no estômago para evitar problemas maiores. O mesmo acontece depois do exercício. Existem alguns alimentos que podem ajudar na recuperação.
O 'website' Delish falou com a nutricionista Jeannette Yuen para perceber melhor esta relação entre o exercício e a alimentação. Começa por dizer que a água é fundamental, tanto antes como depois de qualquer treino.
Leia Também: Sete alimentos saciantes que tem em casa e ajudam a controlar o apetite
No caso de ter feito uma refeição completa umas horas antes de treino de alta intensidade, não será necessário ingerir mais nada. Ainda assim, se sentir fome, o melhor é ter um lanche pronto para comer uma hora antes do início dos exercícios.
É em carboidratos que deve apostar. "Vão dar a força necessária para o treino", refere Jeannette Yuen. Também a proteína é outro dos nutrientes em que deve apostar antes do treino. "Aumenta o metabolismo e a quantidade de calorias que irá queimar." Iogurte, ovos e frutas são algumas das sugestões que refere.
Depois do exercício, terá de repor algumas das calorias perdidas. A hidratação é fundamental, como já foi referido. Depois, deve esperar perto de uma hora antes de ingerir algum alimento. "Primeiro tem de regular o fluxo sanguíneo, antes de reativar a digestão." Jeannette Yuen recomenda proteínas magras, frutas e alguns vegetais.
Leia Também: Cuidado com o exercício. Treinar em excesso pode ser perigoso