Helicobacter pylori. A bactéria que pode viver durante anos no estômago

Na grande maioria dos casos não causa sintomas. Por outro lado, pode estar na origem de úlceras ou tumores.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
08/03/2023 23:03 ‧ 08/03/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Bactéria

Pode estar a viver com esta bactéria no estômago e não sabe. A verdade é que na grande maioria dos casos não causa sintomas. Em situações mais graves, pode levar ao aparecimento de úlceras e até tumores. Falamos da Helicobacter pylori.

A atriz Jessica Athayde revelou nas redes sociais que tinha sido diagnosticada com a bactéria e que "andava a passar muito mal" com o tratamento. O diagnóstico foi feito há quase um ano e só agora estava a tomar medicação para a tratar.

Segundo a rede de saúde CUF, estima-se que em Portugal 60% a 70% da população possa estar infetada. Explicam que a maioria dos casos de infeção surge na infância, "por via oral, através da ingestão de alimentos ou água contaminados e através do contacto entre os indivíduos."

Leia Também: O que não deve mesmo fazer ao guardar a escova de dentes

Referem que pode permanecer no organismo "durante anos, décadas ou mesmo toda a vida". Quando existem alguns sintomas, as queixas aparecem sobretudo no tubo digestivo. “Está na origem de úlceras duodenais, úlceras gástricas e de determinadas gastrites crónicas.”

Em casos mais graves, que são raros, a bactéria pode levar "ao aparecimento de alguns tipos de tumores, como o linfoma".

Assim que for diagnosticada, a bactéria deve ser retirada, mas o tratamento nem sempre é fácil. "É necessário combinar vários medicamentos, nomeadamente vários antibióticos."

Leia Também: Como saber se as bactérias dos intestinos estão a 'trabalhar' bem

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas