Correr durante largos minutos é desgastante. Nada melhor do que estar preparado para evitar complicações. Este domingo, 12 de março, Lisboa recebe mais uma Meia Maratona. Se é um dos participantes, saiba como se deve alimentar horas antes.
"Qualquer atleta deve ter conhecimento exato de suas necessidades nutricionais, principalmente antes de uma competição. É por isso que atletas de elite contam com orientadores nutricionais", explica o médico Adelardo Caballero, diretor do Instituto de Obesidade de Madrid, à revista Esquire.
Leia Também: Mais de uma dezena de alimentos que ajudam a prevenir doenças renais
A preparação deve começar dias antes da prova. "A alimentação ideal para cada treino antes de correr uma maratona é aquela que se divide em cinco refeições: pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e ceia."
Refere que devem ser consumidos oito gramas de carboidratos por quilo de peso por dia. Já no dia da prova, deve apostar nas proteínas de digestão fácil, como a aveia, frutas, iogurtes e pão integral.
Entre o pequeno-almoço e a prova, convém comer uma fruta ou até uma barra de cereais. É importante estar hidratado antes e depois da prova. Devem ser evitados alimentos com muita fibra e gorduras.
Leia Também: As más práticas no ginásio que estão a atrasar os seus resultados