Evitar que o cérebro envelheça rapidamente é algo que pode conseguir sem muito esforço. Só precisa de adotar certos hábitos para que se mantenha o mais saudável possível. E não se preocupe que não é nada complicado.
O 'website' HealthShots falou com o médico Rishi Gautam, especialista em saúde mental, para saber o que deve fazer para manter o cérebro saudável. Siga estes passos.
Leia Também: Alzheimer. Novo tratamento experimental usa gel injetável no cérebro
1- Exercício físico regular
"Está comprovado que fazer exercício físico de 30 a 60 minutos várias vezes por semana diminuiu o risco de desenvolver demência", explica o especialista. Acaba por aumentar também o fluxo sanguíneo no cérebro.
2- Sono de qualidade
"Ter boas noites de sono é fundamental. Tente dormir, pelo menos, entre sete a oito horas todas as noites. O sono é reparador e promove a consolidação de memórias, remove toxinas e proteínas anormais."
3- Dieta equilibrada
"Deve ser feita uma dieta rica em grãos integrais, gorduras saudáveis, frutos secos e peixe. Ajuda a diminuir o risco de Alzheimer."
4- Mantenha-se mentalmente ativo
"O cérebro é como um músculo. Mantê-lo ativo retarda o envelhecimento. Leia e resolva quebra-cabeças em vez de passar o tempo a ver televisão."
5- Socialize
"É uma das necessidades humanas mais básicas. Promove um cérebro saudável."
6- Mantenha um peso saudável
"Mantenha o peso, verifique os nível de açúcar e controle a pressão arterial."
7- Limite o consumo de álcool
"O álcool é tóxico para as células cerebrais. Pode levar a más noites de sono e a falhas na tomada de decisões."
Leia Também: 10 hábitos diários que são péssimos para o cérebro - mas muita gente tem