Já toda a gente conhece as múltiplas vantagens de fazer uma dieta mediterrânica e, uma nova investigação, adicionou mais uma à longa lista. Agora, investigadores sugerem que esta dieta ajuda a diminuir, em quase 25%, o risco de doenças cardiovasculares e morte, em mulheres.
É uma descoberta que chega semanas após um outro estudo onde se afirma que a dieta mediterrânica também reduz o risco de Alzheimer.
Leia Também: Faça isto (na cozinha) para evitar que os vegetais percam os nutrientes
Disponibilizada na revista científica Heart, a investigação é, na realidade, uma revisão de 16 estudos, a grande maioria feitos nos Estados Unidos e na Europa. Ao longo de 12,5 anos, em média, a saúde cardiovascular de 700 mil mulheres, com 18 anos ou mais, foi acompanhada, explicam os investigadores, em comunicado.
Ao analisar as informações disponíveis, os cientistas concluíram que, em mulheres, a dieta mediterrânica diminui o risco de doença cardiovascular em 24%. Além disso, o risco de morte por qualquer causa também diminui em 23%, afirmam
Mais especificamente, o risco de doença coronariana foi 25% menor, já o de acidente vascular cerebral também foi menor, mas não muito significativo.
De acordo com os investigadores, os efeitos antioxidantes da dieta mediterrânea em fatores como a inflamação, assim como outros relacionados com as doenças cardiovasculares, estão entre as possíveis explicações para estas conclusões.
Leia Também: Se bebe água com limão todas as manhãs, este artigo é para si