É um dos truques que pode facilmente descobrir na Internet quando procura por fertilizantes naturais. As borras de café são bastante usadas para este fim, mas será que são realmente uma boa opção?
Madison Moulton, uma especialista em jardinagem, falou ao 'website' All About Gardening e indicou alguns prós e contras desta prática.
Leia Também: Cozeu ovos? Guarde a água, as suas plantas agradecem
Os benefícios
"Produtos químicos agressivos ou plásticos descartáveis são conhecidos por afetar negativamente o meio ambiente e ainda são amplamente utilizados na jardinagem." Desta forma, a utilização das borras de café acaba por ser uma prática mais sustentável. É também muito mais barato do que outras sugestões que possam existir no mercado e consegue trazer vários nutrientes para as plantas.
Os perigos
O uso deste tipo de compostos pode acabar por "atrair pragas e até prejudicar o crescimento das suas plantas", refere Madison Moulton. "O nível de cafeína, mesmo apesar de ser baixo, pode ser alto para algumas plantas. Tal como para algumas pessoas, muita cafeína é prejudicial."
As borras de café retêm a humidade, mas isso pode ser uma desvantagem mais tarde. "Se a terra secar, pode formar uma camada de terra densa e impedir que a água chegue ao solo."
Madison Moulton nota ainda que as borras de café são mais benéficas quando usadas na compostagem e não diretamente na raiz das plantas.
Leia Também: O papel de cozinha pode ser um grande aliado na rega das plantas