Ao deparar-se com qualquer um destes alimentos, pense duas vezes antes de comê-lo. O que vem a seguir pode ser uma situação inesperada e pouco simpática, ou até mesmo fatal, alerta Angela White, consultora de segurança alimentar, ao jornal Mirror.
Confira a lista abaixo:
Leia Também: Estará mesmo a fazer tudo bem? Quatro erros comuns no consumo de fruta
1- Folhas de ruibarbo
Evite as folhas, pois são venenosas. O seu consumo pode causar problemas respiratórios, convulsões, insuficiência renal e, em casos extremos, levar à morte.
2- Feijão vermelho
Se o feijão for enlatado, nada tema. Pode comer à vontade. Caso contrário, deixe-o de molho antes de cozinhar, pois contém lectinas, proteínas presentes nas leguminosas e que podem tornar-se tóxicas se ingeridas em excesso.
3- Batata
Se a batata estiver verde não a coma. A toxina verde pode estar na origem de desconforto gastrointestinal. Pode ainda provocar coma ou morte nas 24 horas seguintes a comê-la.
4- Caroços de cereja
As sementes de cereja, que se encontram dentro dos caroços, contêm cianeto, que é venenoso.
5- Castanha-de-caju
A casca destas castanhas são mortais devido à camada de ácido anacárdico que, além de tóxico, é corrosivo. Pode queimar a pele e provocar dores de estômago. Quando está crua, a castanha-de-caju contém urushiol, uma substância oleosa que quando entra em contacto com um humano causa alergia cutânea que se manifesta sob a forma de comichão. Se for consumida em grandes quantidades, pode ser fatal.
Leia Também: Pedimos a uma médica para reagir ao vídeo polémico de Alice Santos
6- Atum cru
De certeza que já ouviu falar sobre os perigos do envenenamento por mercúrio, principalmente em crianças e grávidas. É por isso que deve ter cuidado. Ao ingerir atum cru, a pressão pode disparar e está em risco de sintomas potencialmente fatais.
7- Mel
Quando não é pasteurizado adequadamente, este doce pode conter uma toxina venenosa conhecida como alcalóide pirrolizidínico que pode causar dores de cabeça, tonturas, fraqueza, vómitos ou até mesmo provocar a morte.
8- Fugu
Mais venenoso que cianeto, o fugu é uma iguaria japonesa muito perigosa. Aliás, os chefs que trabalham com estes peixe costumam treinar durante, pelo menos, dois anos e devem possuir uma licença especial para cozinhá-lo. A morte é rápida e violenta.
9- Amêndoas
Dificuldades respiratórias ou mesmo a morte. Estas são algumas das consequências do consumo de amêndoas amargas, que contêm vestígios de ácido cianídrico, também designado de ácido prússico.
Leia Também: O sumo que ajuda a 'soltar' o intestino (só leva quatro ingredientes)