Se faz parte daquele grupo de pessoa que aproveita o banho para escovar os dentes, está na altura de repensar este hábito. Segundo a dentista Payal Bhalla, diretora clínica da Quest Dental, no Reino Unido, poderá estar a engolir germes. Sim, leu bem.
Leia Também: Jamais desconfiaria que estes sinais de alerta no WC podem ser cancro
"Usar a mesma fonte de água para escovar os dentes e limpar o corpo pode resultar na transferência de germes de outras partes do corpo para a boca", alerta ao jornal Daily Express. Payal Bhalla explica que isso pode comprometer o sistema imunitário e levar a doenças indesejadas".
A dentista afirma que "o chuveiro pode conter bactérias e (...) quando escova os dentes no banho pode expor a escova de dentes a essas bactérias". "Se dividir o chuveiro com outra pessoa, existe o risco de contaminação cruzada", adverte.
Leia Também: Olhar que mata? O fator de risco insuspeito que pode levar ao cancro
Por outro lado, a escova estraga-se muito mais rapidamente. "A água quente pode amolecer as cerdas da escova de dentes, o que pode tornar a limpeza dos dentes menos eficaz", resume.
Além disso, corre o risco de sofrer uma queda aparatosa no banho. "Água e pasta de dentes podem deixar o piso do chuveiro escorregadio", aumentando o risco de quedas e lesões.
Leia Também: Atenção a estes 11 sinais. Podem ser sintomas precoces de demência