A palavra colesterol já faz parte da sua vida? Ter o colesterol alto aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Mas, como em quase todas as histórias, há o outro lado. Na verdade, trata-se de uma gordura produzida pelo nosso organismo produz e que circula no sangue. No entanto, quando está em excesso é um fatores de risco para a ocorrência de problemas de saúde como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.
Ainda assim, é possível controlar e prevenir o colesterol, nomeadamente através da alimentação. E, com isso em mente, a revista Reader's Digest falou com o cardiologista Nick West, da Abbott Vascular Business, apontou sete alimentos que deve evitar.
Fique a par:
Leia Também: O fruto que deve ter sempre em casa para atacar o cancro e o colesterol
1- Alimentos fritos;
2- Manteiga;
3- Queijo;
4- Bolachas, bolos e cupcakes;
5- Óleo de coco e de palma;
6- Carne de vaca;
7- Carnes e salsichas processadas.
Leia Também: Pela sua saúde, jamais guarde estes alimentos em caixas de plástico
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL. O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL é conhecido como 'mau colesterol' e transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Nove alimentos que costuma ter em casa sem saber que podem matar