Se ainda não tinha o hábito de comer frutos secos todos os dias, comece a fazê-lo. Um estudo publicado na revista Food Nutrition Research revela que apenas uma pequena porção destes frutos diariamente reduz o risco de doenças cardíacas em 25%.
A investigação analisou dados de 42 estudos científicos que juntaram, ao todo, perto de 1,8 milhões de pessoas. Concluíram que apesar de ajudar a diminuir a gordura no sangue, acabaram por não afetar a pressão sanguínea e o açúcar no sangue.
Leia Também: Cuidado com o coração! Sete sintomas debilitantes e subtis de enfarte
"Têm vários nutrientes que podem ser úteis para a saúde do coração, que estão ligados a níveis mais baixos de colesterol no sangue", refere Erik Arnesen, um dos principais autores do estudo.
"É melhor incluir frutos secos na dieta como um substituto para a alimentos e lanches menos saudáveis e menos ricos em nutrientes. Ainda assim, se o fizer, mas continuar a comer muita 'junk food' e doces, provavelmente não ficará mais saudável", continua.
Entre os frutos secos, apontam que as amêndoas, o pistacho e as nozes são as melhores opções a fazer. Em relação às quantidade, referem que deve ser um punhado por dia. Mais do que isso, pode acabar por fazer outro tipo de feitos.
Leia Também: Acha que sabe as diferenças entre AVC e um enfarte agudo do miocárdio?