É por isto que tem os dentes manchados (jamais ignore!)

Saiba o que podem significar e como tratá-las.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
14/04/2023 18:44 ‧ 14/04/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde oral

São umas das causas principais para os pacientes não gostarem do seu sorriso e, por vezes, sentem-se mesmo inibidos quando estão a falar devidos às mesmas: falamos de manchas nos dentes. É o seu caso?

A verdade é que "existem diferentes motivos para o aparecimento de manchas e
nem sempre está relacionado com os nossos cuidados de higiene oral", pode ler-se o Instituto de Implantologia em comunicado, explicando que existem dois tipos de pigmentação: a extrínseca e a íntriseca. "Enquanto que uma depende de fatores externos, como a falta de uma higiene oral realizada por um profissional, a outra está associada a outro tipo de situações."

Leia Também: Por mais que tente não consegue emagrecer? Pare de cometer estes erros

A pigmentação extrínseca pode derivar de maus hábitos de higiene oral, tabaco, que pode alterar a cor dos dentes, a ausência de consultas de higiene oral profissionais, pelo menos, de seis em seis meses e hábitos alimentares frequentes que podem contribuir para uma maior pigmentação, como o caso do vinho tinto, de frutos vermelhos, caril ou comidas com bastantes corantes.

Este tipo de manchas costuma desaparecer após uma consulta com o higienista oral, que utiliza tecnologias que permitem eliminar as mesmas. Contudo, quando o médico dentista fala sobre alterações nos dentes em termos de cor, a maior parte das vezes está associado à pigmentação intrínseca. Os motivos podem ser diversos, nomeadamente alterações nos dentes ainda antes destes estarem na cavidade oral, isto é, antes de erupcionarem. Podem haver alterações fisiológicas ou farmacológicas que levam depois a que os dentes tenham manchas. Podem também dever-se a mudanças de estrutura dos próprios dentes, muitas vezes designado pelo médico dentista como uma zona 'hipomineralizada'. "Este tipo de manchas não vão sair por muito que o paciente escove bem os seus dentes", avisa o Instituto de Implantologia.

Leia Também: A fruta que devia estar a comer mais vezes (faz toda a diferença na pele)

Felizmente, existe solução para ambas. "Dependendo do grau de severidade e profundidade da pigmentação, existem tratamentos disponíveis, a maior parte minimamente invasivos, que permitem camuflar ou eliminar este problema estético do sorriso."

Por vezes basta um simples branqueamento dentário ou também poderá ser necessário combinar o branqueamento com infiltração de resina no dente, sem qualquer tipo de dor associada para o paciente, ou ainda, em casos mais avançados, existe a colocação de facetas dentárias, as restaurações diretas ou ainda a microabrasão,

Leia Também: Andou a vida inteira a tomar duche de forma errada - sem se aperceber

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas