Objeto usado diariamente por muitos é mais sujo do que assento da sanita?

Quando foi a última vez que limpou os pincéis de maquilhagem? Olhe que devia...

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
17/04/2023 07:45 ‧ 17/04/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Um estudo realizado pela Spectrum Collections, empresa de cosméticos britânica, apoiada pela cientista Carly Musleh, sugere que não limpar os pincéis de maquilhagem pode deixá-los tão sujos como um assento de uma sanita.

Os investigadores analisaram dois conjuntos de pincéis de base, um limpo e outro sujo, que foram usados como teste durante duas semanas. O resultado foi comparado a uma amostra recolhida de uma sanita.

Leia Também: Sente um mau odor vindo da máquina de lavar roupa? Resolva assim

As amostras revelaram que todos os pincéis de maquilhagem sujos podiam transmitir E.Coli, continham levedura e mofo, que podem levar a infeções fúngicas, enquanto os objetos limpos demonstravam bem menos bactérias presentes. Os dois tipos de pincéis tinham mais patógenos do que o assento da sanita.

Perante os resutados, a Spectrum Collections perguntou ao próprio núcleo de clientes com que frequência limpam os seus pincéis. Cerca de 40% dos inquiridos admitiram que lavam os objetos a cada duas semanas e 20% disse que higieniza os pincéis a cada um a três meses.

Leia Também: É para isto que serve o orifício na base do cadeado que todos ignoram

A cientista Carly Musleh Carly recomenda, no mínimo,a lavagem semanal. "Muitos de nós usamo-los diariamente para aplicar uma variedade de produtos diferentes, mas muitas vezes passamos semanas ou meses sem os limpar", diz, alertando que "usar pincéis sujos pode aumentar o risco de um desequilíbrio na comunidade microbiana saudável e levar a um aumento no número de microrganismos patogénicos, causando surtos ou problemas mais sérios, como impetigo [a infeção mais comum da pele e muito contagiosa] ou infeções estafilocócicas".

Acrescenta ainda que não devemos submergir a parte de metal na água, pois isso pode danificar o objeto. Certifique-se de limpar o centro e a parte inferior das cerdas, onde normalmente se acumulam bactérias.

Leia Também: Apagar caneta? Afinal, não é para isso que serve a parte azul da borracha

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas