Um estudo realizado pela Spectrum Collections, empresa de cosméticos britânica, apoiada pela cientista Carly Musleh, sugere que não limpar os pincéis de maquilhagem pode deixá-los tão sujos como um assento de uma sanita.
Os investigadores analisaram dois conjuntos de pincéis de base, um limpo e outro sujo, que foram usados como teste durante duas semanas. O resultado foi comparado a uma amostra recolhida de uma sanita.
Leia Também: Sente um mau odor vindo da máquina de lavar roupa? Resolva assim
As amostras revelaram que todos os pincéis de maquilhagem sujos podiam transmitir E.Coli, continham levedura e mofo, que podem levar a infeções fúngicas, enquanto os objetos limpos demonstravam bem menos bactérias presentes. Os dois tipos de pincéis tinham mais patógenos do que o assento da sanita.
Perante os resutados, a Spectrum Collections perguntou ao próprio núcleo de clientes com que frequência limpam os seus pincéis. Cerca de 40% dos inquiridos admitiram que lavam os objetos a cada duas semanas e 20% disse que higieniza os pincéis a cada um a três meses.
Leia Também: É para isto que serve o orifício na base do cadeado que todos ignoram
A cientista Carly Musleh Carly recomenda, no mínimo,a lavagem semanal. "Muitos de nós usamo-los diariamente para aplicar uma variedade de produtos diferentes, mas muitas vezes passamos semanas ou meses sem os limpar", diz, alertando que "usar pincéis sujos pode aumentar o risco de um desequilíbrio na comunidade microbiana saudável e levar a um aumento no número de microrganismos patogénicos, causando surtos ou problemas mais sérios, como impetigo [a infeção mais comum da pele e muito contagiosa] ou infeções estafilocócicas".
Acrescenta ainda que não devemos submergir a parte de metal na água, pois isso pode danificar o objeto. Certifique-se de limpar o centro e a parte inferior das cerdas, onde normalmente se acumulam bactérias.
Leia Também: Apagar caneta? Afinal, não é para isso que serve a parte azul da borracha