Quando se faz uma limpeza geral da casa é importante não esquecer (mesmo) a máquina de lavar a roupa. Acumula muita sujidade, germes, bactérias e, em alguns casos, bolor. Para ajudar, especialistas em limpeza recomendaram algumas dicas, ao site BestLife, recentemente.
De acordo com Melissa Maker, apresentadora do Clean My Space, um canal do YouTube, a maioria dos resíduos encontrados na roupa são enxaguados e eliminados, mas alguns ficam acumulados na máquina.
Leia Também: Sente um mau odor vindo da máquina de lavar roupa? Resolva assim
Primeiro, antes de começar, é importante ler o manual de instruções da sua máquina. Pode ter instruções de limpeza específicas. Depois, chega a vez de limpar, com água, sabão e uma esponja a gaveta onde coloca o amaciador e o detergente.
Se a máquina tiver um, limpe o filtro e elimine toda a sujidade. Muitas vezes é no filtro que ficam os objetos e coisas deixados nos bolsos da roupa. Também é importante verificar se todos os tubos estão no sítio e se existe, ou não, alguma fuga de água.
Ficam muitas bactérias e restos de detergente acumulados no tambor e no selo de borracha da máquina de lavar. Por isso, o melhor é apostar numa forma natural de limpar, misture ¼ chávena de bicarbonato de sódio, com ¼ chávena de água e despeje na gaveta, no local do detergente. Depois, adicione, diretamente, quatro copos de vinagre branco. Para terminar, coloque a máquina a trabalhar e faça um ciclo de lavagem normal, o recomendado é que faça isto a cada três meses.
Se achar que o tambor e borracha não ficarem como novas, use um pano normal, humedeça com álcool e limpe. Não se esqueça é do exterior da máquina. Pode ser limpado com água quente, uma escova e sabão.
Ter o hábito de deixar a porta da máquina aberta regularmente também ajuda, especialmente, após as lavagens, assim consegue secar.
Leia Também: O ingrediente que promete deixar as roupas a cheirar maravilhosamente bem