Estalou o verniz! Pense muito bem antes de usar estes aparelhos

A Academia Nacional de Medicina de França emitiu um comunicado onde explicita os riscos associados a estes aparelhos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
08/05/2023 07:38 ‧ 08/05/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Doenças oncológicas

Um comunicado emitido recentemente pela Academia Nacional de Medicina de França alerta para os riscos cancerígenos associados à utilização de secadores de verniz de unhas com luz ultravioleta (UV). A utilização daqueles aparelhos emissores de UV pode causar cancro de pele,  "sobretudo em pessoas de pele clara", destaca.

O procedimento, além da luz UV, obriga à utilização de um tipo de verniz semipermanente nas unhas, com uma duração de duas a três semanas sem 'estalar'. Para que isso aconteça, é necessário emitir luz UV a, pelo menos, 48 watts e usar lâmpadas que recorrem à tecnologia LED (light-emitting diode ou diodo emissor de luz, em português) para a secagem e alongamento das unhas.  "Essas lâmpadas emitem raios UV do tipo A (UVA), que penetram profundamente na pele e são conhecidos por promover o envelhecimento, mas principalmente o desenvolvimento de cancro de pele", adverte Academia Nacional de Medicina de França.

Leia Também: Provavelmente é por isto que está sempre com a barriga inchada

Em 2022, um estudo publicado na revista especializada Clinics in Dermatology e citado pela Academia Nacional de Medicina de França referia alguns casos de cancro associados ao uso deste tipo de verniz. Para já, os principais fatores de risco aparentam ser a idade das pessoas que pedem este tipo de serviços. Em França, a idade média ronda os 20 anos. A frequência com que se recorre a este serviço - cinco a seis vezes por ano, em média - é outros dos fatores de risco apontados. 

Ainda assim, a Academia Nacional de Medicina de França defende a necessidade de estudos epidemiológicos em larga escala sobre o tema. Também recomenda a aplicação de protetor solar nas mãos 20 minutos antes da exposição a estas lâmpadas e o desenvolvimento de campanhas de sensibilização para profissionais e população em geral.

Leia Também: Não custa nadinha! É disto que precisa para manter o intestino saudável

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas