É comum ter gases com odores muito desagradáveis? É possível que venha de algum alimento que come com mais frequência e que lhe cai mal. Mas será que consegue identificá-lo?
Não desespere. Ao jornal The Sun, o nutricionista britânico Alex Glover enumerou os principais culpados.
Leia Também: Coloque em prática estas três dicas para emagrecer (com saúde)
1- Carne
O consumo de carne, tanto de vaca como de porco, exige um trabalho extra por parte das bactérias da nossa microbiota intestinal. A carne demora muito tempo a ser digerida e acaba por fermentar dentro do nosso sistema digestivo.
2- Suplementos proteicos
Sim, é de proteínas do soro, também conhecidas como whey ou whey protein, que falamos. "O processo é o mesmo da carne: digerir proteínas obriga o nosso corpo a usar mais as bactérias, que acabam por produzir mais sulfeto de hidrogénio, um dos compostos químicos que dá odor às flatulências", explica o nutricionista
Leia Também: Ainda descongela os alimentos assim? Olhe que está a fazer tudo mal
3- Brócolos
Ao ser cozido, o próprio cheiro deste vegetal já é de si bastante desagradável, pois contém enxofre, assim como os ovos.
4- Vinho e cerveja
Por se tratarem de bebidas fermentadas, contêm enxofre na sua composição e quando este se acumula no sistema digestivo, os gazes ficam muito malcheirosos. Além disso, o excesso de álcool também mata parte da microbiota digestiva e, por isso, são recorrentes episódios de diarreia depois da ingestão destas bebidas.
5- Ervilhas, soja e lentilha
Embora o feijão tenha a pior fama, todas as leguminosas acabam por causar gases com cheiros muito desagradáveis.
Leia Também: Esquece-se de beber água? Cinco estratégias super simples