A médica Deborah Lee, da clínica online Dr Fox, alertou, em entrevista ao jornal Daily Express, para a presença de seis sinais de cancro do intestino em estado avançado.
"O cancro do intestino em estadio 1 geralmente não apresenta sintomas", começa por lembrar. Nesta fase, "o cancro cresce através das células que revestem a parede do intestino e para a parede muscular dos intestinos, mas não se espalha."
Leia Também: Tem comichão nesta parte do corpo? Pois saiba que pode ser cancro
"Pensa-se que o cancro do intestino tem uma longa fase pré-maligna." Segundo a médica, pode demorar 10 anos a desenvolver-se a partir de um pólipo do intestino delgado". É nos estadios três e quatro que os sintomas começam a manifestar-se.
"Nos estadios três e quatro do cancro do intestino, os doentes apresentam frequentemente sintomas como fadiga, fraqueza, dores abdominais, perda de peso e vómitos." A doença também pode causar icterícia (pele e olhos com tonalidade amarela) e falta de ar.
A idade (ter mais de 50 anos), o tabagismo, consumo de álcool, obesidade, histórico familiar, doença inflamatória intestinal, pólipos no intestino, síndrome de Lynch e polipose adenomatosa familiar são alguns dos fatores de risco.
Leia Também: Seis zonas (insuspeitas) do corpo onde o cancro da pele pode surgir
Eis os seis sinais a que, segundo Deborah Lee, deve estar particularmente atento:
1- Sangue nas fezes;
2- Hematoquezia;
3- Alteração dos hábitos intestinais com diarreia ou obstipação;
4- Dor na parte inferior do abdómen;
5- Mudança na forma das fezes. Podem tornar-se longas e estreitas;
6- Excesso de gases.
Leia Também: Sintomas alarmantes de cancro que vitimou o apresentador Jerry Springer