Perceber que está com falta de zinco pode ser complicado a não ser que faça um exame específico para tal. Contudo, existem alguns sinais que demonstram a falta deste mineral no organismo.
As nutricionistas Uma Naidoo e Kate Zeratsky falaram ao jornal USA Today para perceber melhor a importância do zinco no organismo e o que pode acontecer se estiver em falta.
Leia Também: Devia comer estes alimentos todos os dias (são antienvelhecimento)
"É necessário para a atividade de mais de 300 enzimas que auxiliam o metabolismo, a digestão e função nervosa", conta Uma Naidoo. "Essas enzimas são essenciais para o crescimento e desenvolvimento saudáveis e para a manutenção de um sistema imunitário, pele, cabelo e unhas saudáveis", continua Kate Zeratsky.
No que diz respeito aos sintomas da deficiência de zinco identificam o sistema imunitário enfraquecido, a perda de cabelo, a impotência e até problemas oculares. "Vários estudos sugerem uma associação entre baixos níveis de zinco e o risco de depressão", diz Uma Naidoo.
É numa dieta equilibrada que se conseguem os valores de zinco necessários. Está presente no marisco, na carne de vaca, de porco e aves, no leite, iogurte, aveia, cereais e arroz. "São recomendados os alimentos em vez de suplementos, a menos que seja algo sugerido por um médico", conta Kate Zeratsky.
Leia Também: O que fazer para lidar com as alterações no cabelo após a maternidade