Quando se termina uma sessão de treinos no ginásio o duche é obrigatório. Mas e o cabelo? É necessário lavar sempre? Depende de cada um, segundo Zainab Laftah, uma dermatologista que falou com o site Refinary29.
Leia Também: Pare de fazer isto ao seu cabelo. Só está a estragá-lo
Por exemplo, indivíduos que têm caspa, ou uma tendência a desenvolvê-la, devem mesmo lavar o cabelo depois de um treino, aconselha. Porquê? Ao longo do tempo o suor e os óleos naturais acumulam-se e criam uma película no couro cabeludo. Algo que, eventualmente, é capaz de causar "algo chamado dermatite seborreica", acrescenta.
Se caspa não é um problema lavar o cabelo depois de fazer exercício não é obrigatório. Aliás, é uma forma de não desperdiçar tempo, além disso esquecer as lavagens de vez em quando tem benefícios para a saúde do couro cabeludo, explica Hasan Benar, outro dermatologista, ao site.
Também é necessário ter em conta o exercício que cada um faz. Por exemplo, se fizer natação, como está a encher o cabelo de cloro e outros químicos, o melhor é lavar o cabelo sempre que acaba um treino. Mas, claro, se escolher uma modalidade que não o faz suar muito e, consequentemente, encharcar o cabelo, talvez não seja necessário lavar imediatamente.
Leia Também: Acabe com a queda de cabelo durante a primavera. Eis os truques