Todos sabemos que as melhores estratégias para controlar a pressão arterial incluem uma alimentação equilibrada. O que talvez não saiba é que há muito mais que pode - e deve - fazer.
Nesta quarta-feira, dia 17 de maio, assinalou-se o Dia Mundial da Hipertensão. Com isso em mente, a BodyConcept indica, em comunicado, oito hábitos que deve adotar para controlar a sua pressão arterial.
Leia Também: Provavelmente é por isto que está sempre com a barriga inchada
1- Limite o consumo de sal
Opte antes por especiarias para temperar a comida. A paprika, açafrão, pimenta e cominhos são especiarias saudáveis que podem adicionar sabor a qualquer prato.
2- Adote uma alimentação saudável
Siga uma dieta mediterrânica, apostando no consumo de vegetais, carnes brancas e cereais integrais.
3- Pratique exercício físico
A atividade física regular permite baixar de forma significativa os valores de pressão arterial e evitar a hipertensão.
Leia Também: Pela sua saúde, não coma o frango se notar isto
4- Evite o álcool
Álcool em excesso resulta num aumento dos valores de pressão arterial. Idealmente, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser esporádico e moderado.
5- Pouse o cigarro
Deixar de fumar contribui para que os valores de pressão arterial voltem ao normal, além de reduzir significativamente o risco de doença cardiovascular.
6- Reduza o stress
O stress pode contribuir para o aumento da pressão arterial. Foque-se em encontrar soluções para as situações que consegue controlar, pratique mindfulness e exercícios de respiração.
Leia Também: Comer só sopa ao jantar faz emagrecer? A resposta!
7- Controle o peso
O excesso de peso influencia negativamente os níveis de pressão arterial. Uma pequena perda de peso pode beneficiar significativamente a tensão. Por cada quilo perdido, os níveis de pressão arterial podem descer cerca de um mm Hg.
8- Reduza a ingestão de cafeína
Dependendo do consumo habitual, o café pode aumentar a pressão arterial. Caso registe alterações na tensão quando beber café, aconselha-se a sua redução ou alteração para descafeinados.
Leia Também: Flacidez? Três dicas para quem já passou a fasquia dos 50 anos
Estou em risco?
Categorias da pressão arterial:
Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 - 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg
"Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80", pode ler-se no portal da CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, "a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150".
Leia Também: Três truques para tirar a casca ao ovo cozido (andará a fazer tudo mal?)