Associamos logo o cancro da mama às mulheres, mas a verdade é que se trata de uma doença que também pode afetar os homens. É mais raro e na grande maioria dos casos detetado mais tarde e em fases mais avançadas.
Recentemente, o Dr. João Espírito Santo revelou que tinha cancro da mama. Também Marco Paulo já tinha sofrido com a doença, assim como o ator Richard Roundtree.
"Apesar das diferenças anatómicas, e embora em menor quantidade, a mama do homem adulto também é composta por tecido mamário, fator que por si só poderá levar ao desenvolvimento de cancro, tal como no caso da mulher", explicou o médico oncologista Diogo Alpuim Costa, da CUF, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.
Leia também: Cancro da mama não é igual para todos. Eis as diferenças e riscos
"Os homens têm principalmente tecido mamário adiposo e fibroso chamado estroma e seu tecido mamário carece de lóbulos especializados, uma vez que não há necessidade fisiológica de produção de leite", refere o médico Rajeev Agarwal em entrevista ao 'website' WION.
Em relação aos sintomas, a grande parte é semelhante ao que acontece nas mulheres. Conheça os sinais, aqui revelados por Rajeev Agarwal.
- Mudança do tamanho ou da forma da mama
- Nódulo ou inchaço na mama
- Pele vermelha ou a descamar na zona da mama
- Dor na área do mamilo
Já em relação ao tratamentos e à forma de diagnóstico são idênticos.
Leia Também: Uma boa saúde oral ajuda a evitar estas doenças (incluindo cancro)