Quatro cuidados de saúde que todos devíamos ter ao longo da vida

A propósito do Dia Mundial do Médico de Família, que se assinala esta sexta-feira, 19 de maio, Ivan Muñoz, coordenador da especialidade de medicina geral e familiar do hospital CUF Descobertas, assina este artigo de opinião.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
19/05/2023 18:30 ‧ 19/05/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Artigo de opinião

Uma vida saudável é composta por diversos fatores, entre os quais se destacam quatro: estilo de vida saudável (alimentação saudável e atividade física regular), sono de qualidade, controlo do stress e acompanhamento médico.

1- Estilo de vida saudável

Uma alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, sem excesso de açúcares, gorduras e sódio.

Leia Também: Estigma da epilepsia. "Desconstrução de falsas ideias é 1.º passo a dar"

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais pode ajudar a prevenir diversos tipos de cancro, incluindo o de cólon e reto, e diminuir o risco de doenças cardiovasculares. A 'nossa' dieta mediterrânica é um bom exemplo de uma alimentação equilibrada e saudável: envolve comer muitas frutas, vegetais, peixes, aves, nozes e grãos integrais e usa azeite, em vez de outras gorduras menos saudáveis.

Notícias ao Minuto Ivan Muñoz© CUF

A atividade física regular ajuda a manter o corpo em forma, melhora a circulação sanguínea, fortalece os ossos e músculos, diminui a incidência de doenças cardiovasculares e a mortalidade por todas as causas, além de trazer benefícios para a saúde mental. Para obter estes benefícios, basta fazer, por exemplo, uma caminhada rápida, com a duração de 30 minutos, no mínimo três vezes por semana.

 

2- Sono de qualidade

O sono de qualidade é importante para o descanso do corpo e da mente, além de ajudar no controlo do peso, na regulação do humor e no fortalecimento do sistema imunológico. É consensual que sete a nove horas de sono por noite é o adequado para um bom equilíbrio biológico e mental. Para melhorar a qualidade do sono, deve evitar bebidas 'excitantes' (como, por exemplo, o café, chá ou álcool) ao fim da tarde e à noite, evitar o exercício antes de dormir, evitar também a utilização de dispositivos que emitam luz e utilizar técnicas de relaxamento para adormecer mais facilmente.

3- Controlo do stress

O controlo do stress é fundamental para evitar doenças cardiovasculares, depressão e ansiedade. O stress pode manifestar-se de diferentes formas, como dor de cabeça, insónias, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, alteração do trânsito gastrointestinal, distúrbios da alimentação, agravamento de doenças crónicas, dores musculares e/ou osteoarticulares e insatisfação no trabalho. Aprender a escutar o seu corpo e perceber quando deve abrandar ou procurar ajuda especializada é fundamental.

Leia Também: Oito hábitos que deve adotar para combater 'inimigo silencioso'

Algumas formas eficazes de reduzir o stress diário são: incluir técnicas de relaxamento na sua rotina - por exemplo, respiração profunda, yoga, meditação e terapia de massagem; reservar tempo para si e fazer coisas que lhe dão prazer; melhorar a qualidade do sono, para encarar melhor os seus problemas; praticar exercício físico regular; conversar com os amigos; estabelecer limites - quando tratar de coisas como trabalho, não seja demasiado exigente consigo.

4- Acompanhamento médico

As consultas médicas regulares são fundamentais para detetar e controlar eficazmente doenças crónicas pré-existentes e também para prevenir problemas de saúde futuros. Os exames de rotina podem variar de acordo com a idade, sexo, histórico médico e fatores de risco individuais. Por isso, é fundamental conversar com um médico, para avaliar quais são os exames mais indicados para o seu caso específico e qual a sua periodicidade. Uma vida saudável é um conjunto de hábitos e práticas que contribuem para o bem-estar físico, mental e social. Quanto mais cedo os adquirir, melhores serão os resultados alcançados.

Viver de forma saudável não é um objetivo a curto prazo, mas sim um processo constante, que exige comprometimento e dedicação. É importante lembrar que cada pessoa tem as suas próprias necessidades e limitações, e, como tal, a busca por uma vida saudável deve ser personalizada e adaptada às características individuais.

Leia Também: Eis o sintoma mais comum de enfarte. "Dura muito tempo e é angustiante"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas