Mais de um em cada 10 adultos – ou seja, mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo - tem diabetes. Em Portugal, estima-se que cerca de um milhão sofra desta doença. Contudo, "ainda há cerca de 40% da população portuguesa que apresenta diabetes sem ter a doença diagnosticada", disse ao Lifestyle ao Minuto José Silva Nunes, especialista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, e presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.
"Segundo os dados mais recentes, existirão cerca de um milhão de portugueses com diabetes mellitus. Não existem dados fidedignos que avaliem a prevalência de pessoas com diabetes tipo 1 e com diabetes tipo 2. No entanto, assume-se que o tipo 2, o mais frequente, corresponde entre 90 e 95% do total de pessoas com diabetes."
Leia Também: Pode não parecer, mas isto é sintoma precoce de problema no fígado
Mas, afinal, a que devemos estar atentos? Em declarações ao jornal Metrópoles, o endocrinologista Bruno Babetto, da clínica Tivolly, no Brasil, aponta sinais de diabetes descontrolada. Ei-los:
1- Vontade persistente de urinar;
2- Perda de audição leve a moderada e zumbidos no ouvido;
3- Sangramento das gengivas;
4- Boca seca;
5- Alterações na visão;
6- Formigueiro nos pés;
7- No caso dos homens, dificuldades em manter uma ereção. Já as mulheres podem sofrer com falta de lubrificação vaginal e dificuldade em atingir o orgasmo.
Leia Também: Sinais de cancro que se agravam pela manhã (podem passar despercebidos!)