Em muitos casos, a hipertensão não dá sintomas, o que significa que pode passar despercebida. Contudo, se não for tratada pode sérias consequências, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Por isso, é tão importante estar a par dos sinais de alerta.
Leia Também: Sinais alarmantes de diabetes descontrolada que jamais deve ignorar
Nesse sentido, Mukhtar Bizrah, oftalmologista da OCL Vision, revelou, em declarações ao jornal Daily Express, que olhos ensanguentados e muito vermelhos podem ser um sintoma "alarmante" pressão arterial elevada, uma vez que "a condição exerce pressão sobre os vasos sanguíneos da retina". Nestes casos, "deve procurar ajuda o mais rapidamente possível", recomenda.
Recorde-se ainda que, um estudo científico publicado, em 2013, na revista Hypertension, concluiu que, entre 2900 participantes com pressão arterial elevada, aqueles com uma forma leve de retinopatia hipertensiva apresentavam um risco 35% superior de AVC. E aqueles com retinopatia hipertensiva moderada ou grave tinham um risco 137% maior.
Leia Também: Pode não parecer, mas isto é sintoma precoce de problema no fígado
Estou em risco?
Categorias da pressão arterial:
Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 - 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg
"Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80", pode ler-se no portal da rede de saúde CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, "a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150".
Leia Também: Sinais de cancro que se agravam pela manhã (podem passar despercebidos!)