É por isto que tem sempre comichão no ânus (não sofra mais em silêncio!)
Sim, é um problema embaraçoso, mas é mais comum do que julga.
© Shutterstock
Lifestyle Prurido anal
Já ouviu falar de prurido anal? O desconforto que provoca pode ser muito difícil de suportar, dificultar a defecação, quando estão presentes escoriações, e pode até interferir com o sono. Mas o que talvez não imagine é que este problema é bem mais habitual do que possa pensar, tanto nos adultos como nas crianças. "Atinge cerca de 5% das pessoas e é mais comum nos homens do que nas mulheres", segundo o portal do Hospital da Luz.
"Embora muitas pessoas não falem abertamente sobre isto, sentir comichão no ânus é muito comum e pode ser um sinal de algo tão simples como o que comemos na noite anterior ou tão complicado como uma infeção", disse a médica Sarah Garsed. ao jornal The Sun. Porém, se o problema for algo persistente, deve procurar ajuda médica. "O profissional pode ajudá-lo a tratar esse sintoma irritante de forma rápida e eficaz antes que piore", lembra.
Leia Também: Incontinência fecal, a "epidemia silenciosa" da qual pouco se fala
Eis, abaixo, alguns problemas que podem causar prurido anal:
1- Verminose ou parasitose intestinal
Trata-se da "infeção que se desenvolve a partir da presença de um volume anormal de parasitas intestinais (que incluem diversos tipos de micro-organismos)", resume a rede de saúde CUF, acrescentando que "a principal forma de contaminação é a via fecal-oral a partir da água ou alimentos contaminados".
2- Doenças sexualmente transmissíveis
Como o nome indica, transmitem-se através do contacto sexual com um parceiro infetado. A gonorreia, clamídia, sífilis, VIH/SIDA ou hepatite B, são algumas das mais comuns.
3- Falta de hábitos de higiene ou exagero
Quando a higiene não é adequada, restos de fezes podem ficar em contato com a pele e com a mucosa do ânus, desencadeando comichão. Pessoas com diarreia frequente ou incontinência fecal são especialmente propensas a sofrerem de assaduras e prurido anal, pois o contato da pele com as fezes é mais frequente. Por outro lado, o excesso de higiene também constituir um problema quando a zona do ânus é esfregada com muita força, quer seja com o papel higiénico, sabonete ou outros produtos.
Leia Também: Não se deixe enganar. É isto que uma dieta super restritiva faz ao corpo
4- Stress e ansiedade
Ter períodos prolongados de stress e ansiedade pode afetar o corpo de várias formas e causar inflamações, que podem evoluir para irritações no intestino e no ânus.
5- Diabetes
A diabetes é uma condição em que os níveis de açúcar no sangue estão constantemente altos. A doença causa dificuldades na circulação sanguínea, o que, em alguns casos, resulta em prurido anal.
6- Má alimentação
O consumo excessivo de alimentos picantes, frutas cítricas, laticínios e bebidas que desidratam, como o café, álcool e refrigerantes, pode irritar o intestino e provocar comichão no ânus.
Leia Também: Hipertensão vê-se nos olhos? Atenção a este sintoma de emergência médica
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com