Se um dos seus objetivos a atingir antes do verão é conseguir uma barriga definida e livre de gordura, há comportamentos que deve mesmo evitar. Segundo a nutricionista Laura de Souza Silva, os hábitos noturnos são determinantes para a concentração de gordura na barriga.
"A insulina, hormona responsável por fazer o transporte da glicose para dentro das células, funciona melhor de dia. De noite, não funciona tão bem e favorece a gordura localizada", explica ao jornal Metrópoles.
Leia Também: Beba este sumo para emagrecer, reduzir a cintura e queimar gordura
Com isto em mente, a especialista enumerou cinco hábitos que deve eliminar de vez da sua rotina noturna:
1- Consumo de álcool
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é um dos fatores que mais contribuem para a formação e aumento da gordura abdominal. Estas bebidas são calóricas e difíceis de metabolizar. O organismo pode até entrar em desequilíbrio hormonal se este for um hábito noturno.
2- Adiar o sono
"Mexer no telemóvel antes de dormir pode contribuir para a formação da gordura abdominal, pois a luz azul interfere na qualidade do sono e reduz a produção de melatonina, o que atrapalha o descanso."
Leia Também: Não se deixe enganar. É isto que uma dieta super restritiva faz ao corpo
3- Beber café
O café é uma bebida estimulante. Como tal, não é boa ideia consumi-lo perto da hora a que costuma deitar-se. A falta de sono pode aumentar os níveis de grelina, 'a hormona da fome', que está ligada ao equilíbrio do sono e do humor. Laura de Souza Silva defende que o ideal é beber café até às 16 horas, no máximo.
4- Ver televisão
À semelhança do telemóvel, a televisão também emite luz azul, o que piora a qualidade do sono e interfere no modo como o corpo metaboliza os alimentos consumidos durante o dia.
5- Comer antes de dormir
"Comer muito antes de ir dormir não é uma boa ideia, já que pode atrapalhar a ação hormonal da insulina, bem como o processo digestivo. Alimentos pesados à noite dificultam a qualidade do sono e as calorias que não são gastas gastas acumulam-se na barriga", adverte a nutricionista.
Leia Também: Tem algum destes sintomas? Atenção, pode ser falta de vitamina essencial