A cosmética também pode ser amiga do ambiente. A Raisi quer dar o exemplo
A marca acaba de chegar ao mercado com um bálsamo 100% natural.
© Raisi/Lifestyle ao Minuto
Lifestyle Feito em Portugal
Em swaili, o idioma da Tanzânia, Raisi significa 'simples'. E foi este o ponto de partida que inspirou Ana Moutinho e Sofia Branco, de 43 e 31 anos, respetivamente, a criarem uma marca de cosmética que se rege pela simplicidade, saúde e consciência ambiental. O primeiro produto a ser lançado foi um bálsamo corporal e facial, adaptado a todos os tipos de pele, 100% orgânico e totalmente produzido em Portugal, que pretende substituir "a utilização de inúmeros produtos por um único verdadeiramente eficaz" e "em sintonia com o meio ambiente".
Ao Lifestyle ao Minuto, as fundadoras da marca, que se conheceram muito antes de pensarem dar este passo juntas, recordam que foi numa viagem de voluntariado à Tanzânia que surgiu a ideia, ao observarem o modo como "as povoações locais faziam os seus próprios produtos de cosmética com as matérias-primas em bruto e com recurso a técnicas simples como a saponificação, os macerados e as tinturas". Explicam que foi com o mesmo "respeito pelo orgânico" que lançaram o Nurturing Balm, um 'segredo' guardado por ambas desde 2018, quando iniciaram este projeto.
Leia Também: É beleza portuguesa, com certeza. E faz frente às rugas com 'ouro branco'
A dupla conheceu-se durante um curso de Life & Business Coaching, na Alemanha. Ana soma vários anos de experiência em consultoria de gestão. Já Sofia, graças à sua formação em ciências farmacêuticas, tem conhecimentos de formulação, que aprofundou com uma formação em Advanced Organic Skincare Formulation. A mãe também é farmacêutica e "uma inspiração". "Quando fui trabalhar com a minha mãe tive acesso a inúmeras formações de dermocosmética. Era uma área que adorava e, recentemente, descobri que a criação de uma marca de cosmética era o sonho do meu avô materno para a minha mãe", conta.
O Nurturing Balm está disponível online e nas farmácias Sacoor.© Raisi
Com 0% de água - o que significa que os princípios ativos estão 100% concentrados -, o bálsamo antioxidante que agora apresentam ao mercado "é seguro para toda a família", incluindo peles desidratadas, com eczema, atópica, psoríase, e até para grávidas, pois ajuda na prevenção de estrias. Pode ser aplicado no corpo e no rosto, "uma vez que os ingredientes que o compõem não aportam uma elevada dureza ou oleosidade", apontam.
Leia Também: Vai querer introduzir esta marca vegan na sua rotina de 'skincare'
Tanto as matérias-primas (macadâmia, óleo de coco, óleo de grainha de uva do Vale do Douro, óleo essencial de Gerânio, vitamina E e amido) como o laboratório, têm certificação Cosmos, que permite a rotulagem dos cosméticos naturais ou biológicos. A embalagem, em vidro âmbar, ajuda a evitar o plástico. Futuramente, "gostaríamos muito de adotar o sistema de 'refill' e contribuir com uma percentagem de cada venda para a plantação de árvores em zonas desflorestadas ou outra medida que nos ajude a neutralizar a nossa pegada ambiental", afirmam.
O Nurturing Balm tem um preço de venda ao público de 23,50 euros. Já pode adquiri-lo na loja online da Raisi e nas farmácias Sacoor.
Sobre o futuro, o objetivo das fundadoras da marca é muito claro: ampliar a oferta, mas sempre respeitando "os tempos da natureza" e as reais necessidades do mercado. "Se tudo correr bem, as novidades chegam no final deste ano."
Leia Também: LUR Natural Skinfood, a nova marca de cosmética natural a preço de amigo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com