Reaquecer as sobras de arroz? Sim, mas só se fizer isto
Já ouviu falar de síndrome do arroz frito?
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Se não tiver os cuidados adequados, o arroz pode acabar por causar a chamada síndrome do arroz frito, um tipo de intoxicação alimentar causada pela bactéria Bacillus cereus, como escreve o IFL Science. Em alguns casos, pode até ser fatal.
As sobras de arroz podem ir para o micro-ondas, ser fritas ou reaquecidas, sim. Mas isso só é seguro se o arroz tiver arrefecido e sido armazenado corretamente. Ou seja, se o prato ou a panela tiverem ficado esquecidos ao ar livre, reaquecer o arroz é uma péssima ideia.
Leia Também: Se quer perder peso, o melhor é começar a fazer estas trocas simples
Os sintomas da síndrome do arroz frito são vómitos e diarreia, causados pela toxina que a bactéria produz enquanto se desenvolve. Na maioria dos casos, passa em um/dois dias, mas sua progressão é bastante perigosa. Antibióticos não ajudam, já que é a toxina que causa o problema e não a Bacillus cereus em si.
E desengane-se se julga que é um problema exclusivo do arroz. Um estudo, de 2011, revela que um estudante de 20 anos faleceu 10 horas após comer uma massa com cinco dias, na sequência de uma infeção de B. cereus. Em 2003, uma família comeu uma salada de massa que tinha sido feito há oito dias, o que provocou a morte de um dos membros e deixou cinco crianças internadas, revela outra investigação.
Leia Também: Sabe quando a gema do ovo cozido fica esverdeada? Este é o motivo!
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com