Um estudo publicado no jornal Environmental Science & Technology revela que as tábuas de cozinha de madeira ou de plástico são uma fonte de micropartículas, o que pode ser um risco para a saúde.
As descobertas feitas por investigadores da Universidade Estadual da Dakota do Sul, nos Estados Unidos, sugerem que o uso deste objeto pode produzir dezenas de milhões de partículas por ano, contribuindo significativamente para a introdução de microplásticos na alimentação humana.
Leia Também: Se sofre de fadiga e queda de cabelo, passe a comer isto mais vezes
Neste estudo, os cientistas recolheram e mediram as partículas libertadas com o corte de cenouras. Foram recrutados cinco voluntários. Os resultados indicam que, dependendo da forma como as pessoas manuseiam a faca - o ângulo, a força e a espessura dos cortes - uma tábua de polietileno pode libertar entre 14 a 71 milhões de microplásticos por ano. Se o material do utensílio for polipropileno, a quantidade é ainda superior: até 79 milhões de partículas.
Ainda assim, estas partículas não demonstraram um efeito substancial em células de ratos usadas num teste de toxicidade.
Leia Também: A partir de agora até vai implorar para carregar os sacos das compras