Repare bem na sua pele. Sim, está com falta de nutriente essencial

Preste atenção!

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/06/2023 21:55 ‧ 06/06/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

O ómega-3 reduz o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Como tal, é essencial estar atento a possíveis sinais de alerta que indiquem a falta deste nutriente "essencial".

Com isto em mente, Justine Butler, diretora de investigação da Viva!, revelou, em declarações ao jornal Daily Express, que caspa, pele seca e áspera são sintomas de carência de ómega-3, a gordura 'boa' de que o nosso cérebro tanto gosta. A especialista acrescentou que unhas quebradiças, dores de cabeça e de estômago também devem fazê-lo desconfiar.

Leia Também: Fruta sumarenta que costuma ter em casa é uma 'bomba' contra o colesterol

"As gorduras ómega-3 são importantes para o funcionamento do cérebro e um baixo consumo pode ter efeitos negativos no comportamento, na aprendizagem e no humor", apontou. E, alerta: "O baixo consumo [de ómega-3] está associado a problemas de comportamento como hiperatividade, impulsividade, ansiedade, problemas de sono e dificuldades de aprendizagem em algumas crianças". Tem também sido associado a "uma série de perturbações neurológicas e comportamentais, como a depressão, a esquizofrenia, a doença de Alzheimer e a perturbação de défice de atenção e hiperatividade".

Peixes gordos, sementes de linhaça e de chia, nozes e soja são fontes de ómega-3. "Certifique-se de que inclui algumas fontes vegetais saudáveis na sua dieta diária", lembra a nutricionista.

Leia Também: Se sofre de fadiga e queda de cabelo, passe a comer isto mais vezes

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas