Com que frequência lava os sutiãs? É algo que deve fazer com mais regularidade do que pensa já que tem consequências muito negativas. Foi isso que Leah Ansell, uma dermatologista, explicou no Huffpost, agregador de blogues.
Leia Também: Dormir com ou sem roupa interior? O que é melhor? Eis a resposta
Então, a consequência negativa mais óbvia é, segundo a médica, o facto de aumentar significativamente o risco de infeção quando as bactérias esfregam na pele.
Por exemplo, "as infeções fúngicas são comuns debaixo do peito", acrescenta. Fungos - como o Candida - gostam de locais escuros e húmidos. "É por isso que são comuns nessa zona" e as infeções podem ser agravadas pelo "uso de sutiãs se não forem lavados corretamente" e com frequência.
Além disto, a lavagem é importante porque limpa o sutiã de detritos, "como pele morta que esfolia naturalmente, sujidade e suor", acrescentou.
Já Laura Burke, 'stylist' de vestuário íntimo e especialista certificada em sutiãs da Fit by Burke, nos Estados Unidos, explicou que o calor natural que o corpo liberta altera efetivamente a forma do sutiã. Com as lavagens consegue manter a forma natural da peça.
É que o "o calor do nosso corpo afeta o tecido". Isto significa que é mesmo importante garantir que os sutiãs 'descansem' entre utilizações.
Leia Também: Sabe quantas vezes pode usar o pijama, calças e outras roupas sem lavar?
Outro facto a ter em conta está relacionado com os sutiãs de aros. "Quando o tecido que cobre o metal se desgasta e o metal fica exposto, mesmo que não seja completamente visível, pode causar alergias", alertou Laura Burke.
Aliás, mais especificamente, "os metais expostos dos sutiãs podem, de facto, causar dermatite de contacto irritante ou dermatite de contacto alérgica".
Tendo isto em conta, o ideal, segundo a 'stylist', é fazer uma lavagem a cada três ou quatro utilizações. Já quando se fala de sutiãs de desporto a recomendação muda e devem ser lavados a cada utilização.
Leia Também: Sabe com que frequência deve substituir as cuecas? Olhe que não