Todos os dorminhocos adoram fazer sestas. É o seu caso? Fique a saber que o hábito tem múltiplas vantagens e, segundo um novo estudo, faz maravilhas pela saúde do cérebro. Sim, aparentemente, uma sesta durante o dia é capaz de abrandar o ritmo a que o cérebro encolhe à medida que envelhecemos, explicam os investigadores, citados no jornal The Independent.
Aliás, mais especificamente, a investigação sugere que a diferença média no volume cerebral entre as pessoas que dormiam a sesta habitualmente e as que não o faziam é equivalente a 2,6 a 6,5 anos de envelhecimento.
Leia Também: Dores nas costas? Está na hora de repensar este hábito
Tendo isto, e outros fatores em conta, no estudo, disponibilizado na Sleep Health, revista científica, os cientistas afirmam que uma sesta de 30 minutos todos os dias é capaz de "contribuir para abrandar o processo de encolhimento do cérebro".
Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram dados de 378,932 indivíduos, com idades entre os 40 e os 69 anos. Esta relação já tinha sido analisada em estudos anteriores, onde foi sugerido que as pessoas que dormiram uma sesta curta tinham um melhor desempenho em testes cognitivos, o mais recente analisou a existência de uma relação causal entre a sesta diurna e a saúde do cérebro.
Leia Também: Ter boas noites de sono é capaz de diminuir o risco de morte prematura