Um novo medicamento, conhecido como ácido bempedóico, está a ser testado para se tornar numa nova forma de tratamento contra o colesterol elevado. Num recente estudo, foi utilizado em quase 14 mil pacientes e mostrou-se eficaz ao reduzir os níveis tal como os fármacos atualmente em utilização.
Segundo 'website' Talker, as estatinas são o medicamento mais usado nesta patologia para reduzir o risco de ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares.
O problema está nos efeitos secundários que pode causar, como dores musculares, nas articulações, dores de cabeça e até problemas de estômago.
Leia Também: Esta é das melhores frutas que pode comprar para regular o colesterol
"As nossas descobertas indicam que o ácido bempedóico pode ser uma terapia valiosa para pacientes que não toleram doses adequadas de estatinas ou que precisam reduzir ainda mais seus níveis de colesterol LDL [o mau colesterol]", explica Michael Lincoff, médico na Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, e um dos autores do estudo.
No recente estudo, as pessoas que tomaram ácido bempedóico tiveram um risco reduzido de vir a ter um ataque cardíaco. Este medicamento acaba por bloquear uma enzima que é usada na produção do colesterol.
Nesta investigação, os níveis de colesterol foram reduzidos, em média, 21%. Os resultados foram apresentados no encontro da Endocrine Society, que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos.
Leia Também: Fruta sumarenta que costuma ter em casa é uma 'bomba' contra o colesterol