As esponjas de cozinha estão quase sempre com detergente. Ainda assim, podem ser dos objetos mais sujos desta divisão da casa. É preciso ter atenção e verificar o estado em que se encontram para saber qual é a altura ideal para deitá-la fora e trocar por outra.
O 'website' House Digest identifica alguns dos sinais que deve ter em conta. A primeira coisa a fazer é verificar se está suja e se é uma sujidade que não sai facilmente. Depois pode cheirá-la.
Leia Também: Provavelmente nunca ouviu falar destes 10 truques de limpeza com limão
Se for um cheio algo azedo é sinal que pode conter várias bactérias. Por fim, passe a mão pela esponja. Se sentir alguma viscosidade é sinal de bactérias, mas também que pode conter restos de alimentos no interior.
Se encontrar algum destes cenários, o melhor é deitar a sua esponja fora. Já Markus Egert, professor de microbiologia, revelou que a forma mais simples de perceber o estado deste utensílio é olhar para o calendário.
Segundo o professor, se está a usá-la há mais de duas semanas, deve trocá-la por uma nova. Desta forma, só está a proteger a sua saúde.
Leia Também: É por isto que deve levar o detergente da loiça para a casa de banho