Proteja a saúde dos seus rins. Saiba como mantê-los saudáveis
Siga estas orientações.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
As doenças renais podem acabar por ser fatais. Proteger a saúde dos rins é fundamental. Por vezes, ao fazer simples ações, já está a ter hábitos saudáveis e a protegê-los.
O 'website' US News Health falou com vários médicos especialistas e nutricionistas para perceber o que deve fazer de forma a evitar problemas nos rins, como a insuficiência renal. Revelam oito passos.
1- Controle os níveis de açúcar no sangue
"O açúcar elevado no sangue é tóxico para as células que ajudam os rins no trabalho de filtrar", explica o médico Jamie Dwyer.
Leia Também: Eis o sintoma mais comum de enfarte. "Dura muito tempo e é angustiante"
2- Proteja a saúde do coração
"Embora pensemos nos rins como um órgão, na verdade são compostos por vasos sanguíneos especializados", explica o professor Barry Freedman. Deve ter atenção à quantidade de sódio que ingere para reduzir a pressão arterial.
3- Evite alguns medicamentos
Certos medicamentos podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver doença renal. O melhor é sempre aconselhar-se com o seu médico.
4- Faça exames de rotina
Referem que é importante fazer exames de rotina gerais e à próstata, no caso dos homens.
5- Evite fumar
"Fumar faz com que os vasos sanguíneos não se comportem normalmente como uma resposta à pressão alta", conta Jamie Dwyer.
6- Mantenha-se hidratado
"Os corpos precisam de líquidos suficientes para eliminar os resíduos do corpo", explica a nutricionista Julie Stefanski.
7- Limite a ingestão de álcool
"Os rins precisam trabalhar mais para limpar o corpo de resíduos e toxinas, incluindo o álcool", continua a nutricionista.
8- Tenha uma dieta equilibrada
"Ingerir grandes quantidades de potássio pode ajudar a baixar a pressão arterial e diminuir o risco de doença renal", explica a nutricionista.
Leia Também: Medicamento experimental contra o cancro pode evitar doenças cardíacas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com