Já toda a gente sabe que comer doces tem efeitos muito negativos nos dentes. Mas, segundo um dentista, existe outro hábito que está a causar estragos e muitos nem sabem. Dante Devoti, um dentista, alerta no DailyMail para as consequências de beber as coisas com muita lentidão, em pequenos goles.
Porquê? Enquanto ingere a sua bebida os dentes estão expostos a ácidos líquidos de uma forma prolongada algo que é capaz de provocar "a desmineralização e a erosão dos dentes", explica. Isto faz com que estejam mais suscetíveis a cáries e outros problemas.
Leia Também: Impressionante! Nem imagina quantas bactérias temos na boca
Geralmente, a saliva ajudaria a neutralizar estes ácidos tão prejudiciais, mas se estiver a beber lentamente, não consegue fazê-lo a tempo. O dentista menciona chá, café e sumo, mas a mesma lógica é aplicada a bebidas alcoólicas, refrigerantes e, claro, outras bebidas gaseificadas. Já que são "essencialmente um banho de ácido açucarado para os dentes".
Aliás, o dentista realça que nos momentos em que há exposição prolongada, "quase todos os alimentos e bebidas podem ser considerados prejudiciais para os dentes".
Por isso, "beber uma chávena de café, chá, sumo ou outra bebida de uma só vez é melhor para os seus dentes do que beber uma chávena ao longo de todo o dia", aconselha o dentista.
Leia Também: Sintomas de diabetes que se manifestam na boca (e nos dentes)