Já toda a gente sabe que o intestino e o seu microbioma são importantes e capazes de influenciar muito a saúde. Fazer mudanças simples na alimentação ajuda a fazer com que tudo esteja equilibrado. Quer um exemplo? É muito vantajoso evitar ou limitar os alimentos e bebidas com adoçantes artificiais, explicou Abir Hamza-Goodacre, terapeuta nutricional, no jornal Daily Record.
Muitos acham que ao escolher produtos "sem açúcar" ou com o rótulo 'light' estão a fazer uma decisão saudável, mas segundo o especialista, estas escolhas podem ser piores para o microbioma intestinal.
Leia Também: Comece pelo mais simples! Cinco hábitos que mantêm o intestino feliz
Isto porque "os adoçantes artificiais podem perturbar o equilíbrio das bactérias benéficas no seu intestino", explica o terapeuta. Caso não saiba, uma "flora intestinal desequilibrada pode levar a perturbações gástricas, como gases e inchaço, assim como a sintomas mais prolongados, como alterações de peso não intencionais ou fadiga constante". Algo que Sari Arponen, especialista em medicina interna e microbiota, já tinha confirmado em entrevista com o Lifestyle ao Minuto.
Abir Hamza-Goodacre aconselha a que tente mesmo evitá-los se tem um intestino muito sensível ou se notar sintomas gástricos desconfortáveis após o consumo de produtos com muitos adoçantes. Por isso, aposte em alimentos naturalmente doces como banana, frutos vermelhos e castanha de caju, acrescenta.
Leia Também: Oito alimentos ricos em fibra que fazem 'maravilhas' pelo intestino