Coloca sempre a tampa na escova depois de lavar os dentes? Não devia...
Dentistas explicam tudo.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde oral
Acha que é mais higiénico guardar a escova dos dentes tapada? Engana-se. É, na verdade, má ideia, já que a tampa "retém a humidade à volta das cerdas, o que é perfeito para a proliferação de bactérias e fungos", explicou Jordan Brown, um dentista, no Huffpost, agregador de blogues.
Leia Também: Aquilo de que muitos se esquecem ao lavar os dentes - mas não deviam
É que naturalmente a boca já tem centenas de bactérias e ao lavar os dentes muitas ficam na escova, mesmo depois de enxaguar com água, alerta Aierress Davis, outra dentista.
Como isto acontece, ao tapar a escova de dentes cria um ambiente húmido que promove diretamente o crescimento dessas bactérias. Esta proliferação é ainda mais provável se tapar a escova enquanto as cerdas ainda estão molhadas. "Não há muita investigação que mostre que as bactérias que crescem numa escova de dentes coberta causam danos aos doentes, mas é sempre melhor deixar a escova de dentes secar ao ar livre depois de a utilizar", acrescenta a dentista.
Leia Também: Impressionante! Nem imagina quantas bactérias temos na boca
Mesmo assim, "se continuar a utilizar a mesma escova, pode aumentar o risco de halitose (mau hálito), cáries e abcessos (infeções da boca)", afirma Jordan Brown.
Tendo isto em conta, os dentistas afirmam que não há necessidade em utilizar as tampas em casa, "se estiver preocupado com as partículas de fezes provenientes do autoclismo, feche a tampa ou afaste a escova de dentes o mais possível da sanita", aconselha.
Quando viaja, a recomendação é ligeiramente diferente e, geralmente, os dentistas recomendam que leva uma tampa consigo. É a melhor forma de garantir que nenhum produto como maquilhagem ou cremes suja a escova durante a viagem.
Leia Também: Lava os dentes enquanto toma duche? Temos más notícias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com