Já toda a gente sabe que nos próximos tempos o calor não vai dar tréguas. Isto significa que é importante ter cuidados extra com os animais de estimação e evitar alguns hábitos e comportamentos muito prejudiciais.
Para descobrir quais a CNN internacional consultou a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, a Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os Animais e a Associação Veterinária Britânica
Leia Também: Treinar cães com comida? Cinco mitos em que deve parar de acreditar
Nunca passeie o seu cão a meio do dia. Quando as temperaturas estão muito elevadas, os cães têm muita dificuldade em manter-se frescos e ficam vulneráveis ao sobreaquecimento. Isto porque "não conseguem suar e dependem da respiração ofegante para arrefecer a temperatura corporal".
Cães com bulldogs ingleses, franceses e os pugs correm um risco ainda maior porque têm um focinho curto, característica que causa muitas dificuldades na respiração. Faça passeios de manhã cedo ou ao fim da tarde.
Nunca deixe um cão, ou qualquer outro animal de estimação, num carro, numa caravana, numa estufa ou num telheiro durante um dia quente ou morno. Ficar fechado durante "apenas alguns minutos pode ser fatal para um animal".
Não coloque as gaiolas sob a luz direta do sol. Porquinhos-da-índia e coelhos "não conseguem suar nem ofegar para regular a temperatura do corpo e arrefecer".
Leia Também: O seu cão fica assustado quando ouve fogo-de-artifício? Este truque ajuda