O Jejum de Buchinger, também conhecido como jejum da água, é uma das formas de jejuar que tem vindo a ganhar seguidores. Consiste em ingerir pequenas quantidades de sumos e sopas ao longo do dia. Será que é benéfico?
Um novo estudo elaborado pela University of Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, revela que pode ser eficaz, mas tudo depende por quanto tempo está a fazê-lo.
Leia Também: Quer emagrecer rapidamente? Tire já estes alimentos da lista de compras
Segundo Krista Varaday, responsável pelo estudo, aqui citado pela revista El Economista, este jejum pode ajudar a diminuir o colesterol e a pressão arterial. O efeito, contudo, não é o mesmo em todas as pessoas, e a perda de peso acaba por depender do tempo em que é feito.
As pessoas que fizeram este jejum durante cinco dias, perderam entre 4% e 6% da sua massa corporal. Já quem o fez entre sete a 10 dias, perdeu entre 2% a 10%. E quem jejuou entre 15 a 20 dias, reduziu a massa entre 7% e 10%.
Terminado o jejum, os efeitos da perda de peso foram reduzidos gradualmente. Entre alguns dos efeitos desta dieta estão dores de cabeça e insónias.
Os valores do colesterol e pressão arterial voltaram aos anteriores assim que o jejum foi terminado.
Leia Também: Este vegetal ajuda a emagrecer e a baixar a pressão arterial muito alta