Pasme-se. O consumo de mostarda pode ajudar a reduzir as cãibras durante os treinos. O truque tornou-se viral depois do jogador de hóquei no gelo Zachary L’Heureux, do Halifax Mooseheads, ter saído da pista ao queixar-se de contrações. De seguida, sentou-se no banco e foi apanhado pelas câmeras a comer mostarda para aliviar as dores.
Leia Também: Alimentos 'saudáveis' que podem sabotar a perda de peso. Não abuse...
Resulta mesmo? Segundo o nutricionista desportivo Diogo Cirico, da Growth Supplements, do Brasil, o corpo usa o ácido acético da mostarda para produzir acetilcolina e evitar estas contrações involuntárias. "Seria necessário consumir entre 11 e 21 gramas de mostarda para evitar a cãibra durante os treinos", explica ao jornal Metrópoles.
"Temos de entender que a cãibra é uma resposta muscular multifatorial, ou seja, pode acontecer por vários fatores distintos. Um deles é a acumulação de ácido lático, uma substância que transporta oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo. A substância da mostarda, porém, combate esse problema", diz.
Leia Também: Genial! Nem imagina como é fácil prolongar a vida de um manjerico
O desiquilíbrio do controlo neuromuscular também pode provocar cãibras. O nutricionista Diogo Cirico refere que existem suplementos que podem ajudar. "Neste caso, sugiro as vitaminas do complexo B, vitamina D, magnésio e potássio."
"Se partimos da premissa de que a cãibra acontece por fadiga, a suplementação pode ter nutrientes antioxidantes para ajudar na recuperação muscular. Eu citaria as antocianinas presentes na groselha e as proantocianidinas do arando", remata.
Leia Também: Quanto tempo demora a mascar pastilha? Prove, mastigue e deite fora