Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Como manter o seu cão (e outros animais) frescos nos dias quentes

Leia as recomendações de especialistas.

Como manter o seu cão (e outros animais) frescos nos dias quentes
Notícias ao Minuto

17:21 - 12/07/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

Já sabe o que não deve mesmo fazer com os animais de estimação no verão. Por isso, chegou a hora de saber como manter o seu cão, mas também os outros animais, frescos nos dias mais quentes. Felizmente, na CNN internacional, alguns especialistas partilharam truques e dicas, todas muito úteis.  

Por exemplo, antes de levar o cão a fazer um passeio, coloque a palma da sua mão no chão durante cinco segundos. Se estiver muito quente volte para casa. Garanta que animais como porquinhos-da-índia têm sempre alguma sombra

Leia Também: O seu cão fica assustado quando ouve fogo-de-artifício? Este truque ajuda

Todos devem ter acesso constante a água fresca. É que os animais ficam desidratados muito rapidamente. Coloque alguns cubos de gelo na tigela da água. Garanta que os animais têm sempre um local fresco onde consigam descansar.

De acordo com os especialistas, algumas raças de cães e gatos, "em particular as que têm pelo mais claro ou mais fino", podem (e devem) usar protetores solares, "especialmente nas pontas das orelhas", já que estão mais vulneráveis a queimaduras.

Mas não serve qualquer um. Justine Shotton, veterinária e vice-presidente da Associação Veterinária Britânica, citada na CNN, recomenda que evite protetores solares com óxido de zinco para evitar a toxicidade do zinco.

Não encontra produtos seguros para animais de estimação? É provável que os produtos hipoalergénicos sejam adequados. Mesmo assim, a veterinária afirma que deve "consultar um veterinário para se certificar de que está a aplicar o protetor solar certo, corretamente e no local certo".

Leia Também: Treinar cães com comida? Cinco mitos em que deve parar de acreditar

Esteja atento aos primeiros sinais de insolação. Por exemplo, nos cães, a lista inclui "respiração ofegante, baba, inquietação, gengivas vermelhas ou muito pálidas e falta de coordenação". Já em coelhos causa "baba, salivação, letargia, respiração curta e superficial, orelhas vermelhas e quentes, nariz molhado e convulsões".

Se identificar algum destes sintomas leve o seu animal para um local fresco e ventilado. Dê-lhe água fresca, mas não gelada, em poucas quantidades, e fale com o veterinário. 

Corte e escove o pelo do seu cão ou gato regularmente. Fazer isto ajuda a remover os pelos mortos ou em excesso. Também permitem que os animais estejam mais frescos. Por último, aconselham que não mude a dieta normal do seu cão

Leia Também: Os ossos que o seu cão nunca deve roer - podem ser perigosos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório