Ninguém gosta de encontrar pelos do nariz compridos e a espreitar. Mesmo assim não devia removê-los com cera ou com a pinça. Porquê? "O nariz é uma área delicada com numerosos vasos sanguíneos e membranas mucosas", explicou Don J. Beasley, otorrinolaringologista, no Huffpost, agregador de blogues. Por isso, ao remover a sua forma de proteção, os pelos, aumenta o risco de infeção, conduzindo a complicações como a foliculite ou a celulite nasal, explica o médico.
Leia Também: Os cinco erros que não quer voltar a cometer quando faz a depilação
Para que servem os pelos do nariz?
"O principal papel dos pelos do nariz é reter a poeira, o pólen e outras partículas transportadas pelo ar, de modo a que o ar que respiramos seja parcialmente filtrado", explicou Michael Jacobs, uma dermatologista, no Huffpost.
Funcionam como uma barreira física e impedem que estes alergénios entrem nas passagens nasais e causem irritação ou danos no sistema respiratórios.
Além disso, segundo Don J. Beasley, estes pelos desempenham um papel protetor, alertando-nos para potenciais perigos. Quando algo lhes toca, "como um pequeno inseto ou outros irritantes, desencadeia um espirro reflexivo", uma forma de expulsar o intruso.
Explica ainda que "os pelos do nariz retêm a humidade do ar expirado, evitando que as passagens nasais fiquem demasiado secas". Algo que ajuda "a humidificar o ar que respiramos, tornando-o mais confortável para o nosso sistema respiratório", acrescenta.
Leia Também: Três boas razões para ter a depilação das pernas sempre feita
Quais são os perigos de tirar estes pelos com cera ou com a pinça?
Remover completamente os pelos elimina completamente este sistema de filtragem que "é essencial para mantê-lo saudável e evitar infeções como vestibulite nasal e abcesso nasal", explicou Nicole Aaronson, outra otorrinolaringologista.
Sim, a depilação com cera "não enfraquece necessariamente o sistema imunitário, mas quebra a barreira da pele ao criar aberturas para as bactérias entrarem nos tecidos mais profundos, criando assim a oportunidade de infeção", acrescenta.
Leia Também: 'Backne'. Livre-se de vez daquelas borbulhas teimosas nas costas
Cenário que se torna ainda mais grave se fizer a depilação com alguém inexperiente ou sozinho em casa. Por exemplo, a cera demasiado quente é capaz de queimar a mucosa nasal, ou o tecido que reveste a cavidade nasal. Remover esta camada superior da pele também pode "criar pequenas lesões no nariz e colocá-lo em maior risco de infeção".
Além disso é uma experiência muito incómoda, causa dores, irritação e vermelhidão, mas também aumenta o risco de pelos encravados.
Quais são as alternativas?
Tendo tudo isto em conta, aparar os pelos com uma tesoura de sobrancelhas limpa, é a forma mais eficaz de eliminar os mais compridos e visíveis. Use tesouras angulares ou com pontas redondas se estiverem com medo de fazer asneiras. Para aparar os pelos que estão mais escondidos dentro do nariz compre um aparador elétrico - os médicos consideram seguros.
Leia Também: Quando faz a depilação fica cheio de manchas? Estas dicas ajudam